Nómada

Autor: Stephenie Meyer

Título Original: The Host

Ano de Publicação: 2008

Editora Portuguesa: Gailivro

Editora Original: Little, Brown and Company

Nº de páginas: 840

Sinopse: Melanie Stryder recusa-se a desaparecer.
O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual.
Quando Melanie, um dos poucos Humanos “indomáveis”, é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente.
Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada – Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.

Resultado de imagem para stephenie meyer
Stephenie Meyer

Opinião: Stephenie Meyer nasceu em Hartford, Connecticut, e vive, presentemente, em Phoenix, com o seu marido e os seus três filhos. Licenciou-se em Literatura Inglesa, pela Brigham Young University. Após a publicação do seu primeiro romance, Twilight, foi considerada “como uma das mais promissoras novas escritoras de 2005” (Publishers Weekly).

Os primeiros livros que li da autora foram os da saga Luz e Escuridão/Twilight. Foi com enorme espanto quando uma prima minha me sugeriu ler este livro dela. Quando li a sinopse, pousei o livro e fiquei num misto de indecisão e vontade de o ler. Parecia ser tão diferente do género dos livros anteriores que li da autora que receei ir não gostar do livro. Esqueçam isso! E leiam o livro! Passar do tradicional romance humana e vampiro para um universo diferente em que a Terra é submetido ao domínio de uma espécie alienígena “pacífica” parece ser um tomar uma direção diferente no tipo de escrita da autora. E assim o é. Revele a imaginação e a grandeza da escrita da autora.

Meyer consegue oferecer ao leitor uma versão completamente diferente do tão batido género de aliens. Neste livro temos a batalha de duas entidades dentro de um único corpo – Melanie, a dona do corpo e humana; e Nómada, uma Alma, a quem o corpo de Melanie foi entregue para ela hospedar. Nesta viagem alucinante acompanhamos Nómada a descobrir e a desvendar as complexidades do ser humano enquanto é guiada pela voz de Melanie pelas faces do amor, sobrevivência e humanidade.

Existem imensas relações fraternais, amorosas, simbióticas ao longo do livro que, por vezes, pensamos que nos vamos perder na trama, mas a escrita fluída, simples são como um barco que nos leva pelas ondas agitadas dos capítulos.

Espero que ninguém não leia o livro ela sua dimensão, pois o livro é recheado de novos acontecimentos a cada instante e lê-se muito rapidamente. Não tem momentos mortos!

O filme… bem, o erro do filme foi não seguir mais o livro. Caso o tivesse feito acredito que teria tido mais sucesso e fosse mais interessante. Para mim ficou na categoria de “vê-se”, mas não se tornou nada de especial, como esperava.

Trailer do filme The Host:

Outros livros que li da autora: Crepúsculo (Saga Luz e Escuridão #1); Lua Nova (Saga Luz e Escuridão #2); Eclipse (Saga Luz e Escuridão #3); Amanhecer (Saga Luz e Escuridão #4); A Breve Segunda Vida de Bree Tanner (Saga Luz e Escuridão #3.5); Danças Malditas.

Deixem a vossa opinião!

Já leram Nómada?

Gostaram?

Que outros livros leram de Stephenie Meyer?

Mark Presley.