Autor: Stieg Larsson
Saga: Millennium
Título Original: Män som hatar kvinnor
Ano de Publicação: 2005
Editora Portuguesa: Oceanos
Editora Original: Norsteds
Nº de páginas: 576
Sinopse: O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.
Opinião: Stieg Larsson foi jornalista e editor da revista Expo e um dos melhores peritos mundiais no estudo de movimentos antidemocráticos, extrema-direita e nazis. Morreu subitamente em 2004, aos 50 anos, deixando por publicar os primeiros 3 volumes da trilogia Millennium, um sucesso mundial.
Bem, este livro foi uma surpresa e fugiu a tudo o que tinha imaginado que seria o livro em si e pela positiva.
Este 1º livro que dá inicio não há trilogia, mas saga, Millennium, inicia-se com Mikael Blomkvist, jornalista de economia e editor e sócio da revista Millennium acabado de ser condenado a prisão por difamação. Enquanto aguarda o tempo para cumprir a sua pena e se afasta da revista, recebe uma proposta de trabalho de Henrik Vanger par escrever uma biografia da família Vanger e descobrir a verdade sobre o desaparecimento/homicídio da sua sobrinha-neta Harriet há quase 40 anos. Nisto temos o desenvolvimento da história de Lisbeth Salander, hacker e especialista em investigar pessoas, com um história de vida difícil, conturbada.
A investigação de Mikael leva-o a descobrir segredos tenebrosos da família Vanger e nada é o que parece e em ninguém se pode confiar. Quando os caminhos do jornalista e hacker de enlaçam, novas portas daquele mistério se abrem e depressa a vida de ambos pode estar em risco e o coração dos dois decide atrapalhar a situação.
O livro em si é muito descritivo e pormenorizado sobre a história da família Vanger, tornando o trabalho do leitor em tentar decifrar o mistério de Harriet e demonstrando a dificuldade do jornalista que tem de interligar todos os pormenores e observar novas perspetivas que a polícia deixou de parte. As personagens Mikael e Lisbeth são de tal forma trazidas à vida que por vezes dava por mim a encolher-me com os olhares vazios e frios da hacker ou a querer lisonjear Mikael pelos seus feitos.
Já tenho comigo os próximos 4 livros e estou curioso para ler as novas aventuras de Mikael e Lisbeth. O próximo livro chama-se A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e um Fósforo. O que será que espera a estes dois?
Próximo livro: A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo
Trailer do Filme Millennium 1 – Os Homens que Odeiam as Mulheres
Deixem a vossa opinião!
Já leram Os Homens que Odeiam as Mulheres?
Gostaram?
Que outros livros leram de Stieg Larsson?
Mark Presley.
