Autor: Andrzej Sapkowski
Saga: The Witcher
Título Original: Ostatnie życzenie
Ano de Publicação: 1993
Editora Portuguesa: Saída de Emergência
Editora Original: SuperNowa
Nº de páginas: 304
Sinopse: O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos.
Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas – algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm – como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos.
Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se…
Opinião: Andrzej é um autor polaco, conhecido pelos sua saga de livros de fantasia The Witcher, saga esta que inspirou o jogo de enorme sucesso com o mesmo nome e a nova série Netflix de grande sucesso.
Nunca joguei os jogos e o meu interesse em ler esta saga, como a muitas outras pessoas, quando a Netflix anunciou que ia lançar uma série inspirada nos livros. A série já saiu, e lá decidi comprar os 2 primeiro volumes da saga em que a primeira temporada se inspira (O Terceiro Desejo e A Espada do Destino). Os primeiro 2 volumes são uma coletânea de contos, o primeiro com 7 contos, se não estou em erro, que nos dão a conhecer as aventures do bruxo Geralt de Rívia e precipitando-se nos acontecimentos que vão origem ao 3º livro da saga, ou o 1º propriamente dito.
Este livro apresenta-nos este bruxo tão afamado pelas suas habilidades e imersa-nos neste universo trivial com monstros que nunca ouvimos falar. Apercebemo-nos que a espécie humana utiliza os bruxos para os contratar para se livrarem dos monstros que outrora ocupavam o planeta. Nesta aventuras conhecemos algumas personagens importantes para Geralt, como a feiticeira Yennefer – uma mulher sedutora, sarcástica, poderosa e manipuladora – e o cantor ambulante Jaskier – engraçado, mulherengo, sociável e irritante.
A escrita é bastante fluída, dinâmica e não é cansativa com as suas descrições. Encontramos todo o tipo de monstros que já conhecemos como vampiros, lobisomens, elfos, duendes, dragões etc, e outros tantos que eu nunca tinha ouvido em toda a minha vida alguns saídos dos contos dos irmãos Grimm.
Existe uma timeline, para alguns confusa, mas que a meu ver se entende muito bem. O livro inicia-se com Geralt após sofrer uma grave injúria, e vai alternando entre esse seu período de convalescença e as suas aventuras, nomeadamente até conhecer Yennefer.
Adorei o livro e sem dúvida vou completar esta saga e, quiçá, jogar os videogames.
Em baixo deixo o link do trailer da primeira temporada da série The Witcher, disponível na Netflix.
Trailer da 1ª temporada da série The Witcher
Deixem a vossa opinião!
Já leram The Witcher – O Terceiro Desejo?
Gostaram?
Que outros livros leram de Andrzej Sapkowski?
Mark Presley.
