Autor: José Rodrigues dos Santos
Saga: Tomás Noronha
Ano de Publicação: 2016
Editora Original: Gradiva
Nº de páginas: 608
Sinopse: Um comando do estado islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o Papa desaparece. Horas depois surge na internet um vídeo em que os terroristas mostram o Sumo Pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante: O PAPA SERÁ DECAPITADO EM DIRECTO À MEIA-NOITE. O relógio começa a contar. O rapto do Papa desencadeia o caos. Milhões de pessoas saem à ruas, os atentados sucedem-se, mutiplicam-se os confrontos entre cristãos e muçulmanos, vários países preparam-se para a guerra.
Apanhado no epicentro da crise quando trabalha nas catacumbas da Basílica de São Pedro, Tomás Noronha vê-se envolvido na investigação para descobrir o paradeiro do Papa e cruza-se com um nome enigmático: OMISSIS. A pista irá conduzi-lo ao segredo mais sombrio da Santa Fé.
Usando informação genuína para nos revelar o que se esconde nos bastidores do Vaticano, o escritor preferido dos portugueses está de regresso com o thriller do ano. Com Vaticanum José Rodrigues dos Santos mostra mais uma vez por que razão é considerado mestre do mistério real.

Opinião: José Rodrigues dos Santos volta a provar a sua criatividade e brilhantismo neste oitavo volume da saga com o português historiador e criptoanalista Tomás Noronha.
Neste livro, regressamos ao Vaticano enquanto Tomás trabalha nas catacumbas do Vaticano, acompanhado de sua namorada, Maria Flor. No meio do seu trabalho, Noronha é convocado pelo Papa para resolver e descobrir os culpados de um assalto ocorrido em pleno Vaticano. Impedido de trabalhar nas catacumbas, Noronha concentra-se em resolver este mistério com a ajuda da francesa Catherine, encarregue de limpar as contas do Vaticano e colocá-las em ordem. À medida que descobre o estado lastimoso das contas bancárias e dos milhares de milhões de dinheiro sujo que é lavado no Vaticano, uma tragédia abate sobre a cidade santa – o Papa é raptado pelo estado islâmico.
Numa corrida contra o tempo, Noronha e Catherine, desesperam para descobrir identidade de Omissis e descobrir a mensagem por detrás das palavras do Papa num vídeo libertado na internet pelo estado islâmico. Enredados nos ficheiros das finanças e contas dos Vaticano, à medida que descobrem a rede de crimes que envolve lavagem e transferência de milhões, a Europa é assolada por vários atentados e países começam a virar-se uns contra os outros, ameaçando o início de uma guerra religiosa sem precedentes.
Como de esperar, gostei muito do livro, embora este diferente de todos os outros, com uma vertente mais histórico político-financeira, revelando aos leitores os vários escândalos que o Vaticano tem sido envolvido e do mundo de luxos em que a cúria vive.
Um aspeto interessante, foi uma conversa entre Noronha e o Papa sobre as aparições em Fátima e sobre os 3 segredos foram revelados e que são explorados pelo dois.Dos três livros que li, embora muito bom, este não foi o melhor que li do autos, não ultrapassando Fúria Divina ou O Último Segredo. Contudo, não passa de uma leitura muito interessante que nos dá uma outra perspetiva do Vaticano.
Próximo livro da saga: Sinal de Vida (Tomás Noronha #9).
Outros livros lidos do autor: Fúria Divina (Tomás Noronha #4); O Último Segredo (Tomás Noronha #5).
Deixem a vossa opinião!
Já leram Vaticanum?
Gostaram?
Que outros livros leram de José Rodrigues dos Santos?
Mark Presley.
