Autor: Dan Brown
Saga: Robert Langdon
Título Original: The Lost Symbol
Ano de Publicação: 2009
Editora Portuguesa: Bertrand Editora
Editora Original: Transworld
Nº de páginas: 571
Sinopse: Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros.
Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos.
Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo.
Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível.
Opinião: Da saga Langdon, este terceiro livro é o mais diferente e muito intrigante, conseguindo manter o leitor agarrado desde da primeira página até à última. Este terceiro livro garante um bom momento de entretenimento para os leitores, algo que Dan Brown sabe proporcionar da melhor maneira e ao mesmo tempo misturar factos verídicos.
É óbvio que a fórmula dos livros de Dan Brown é sempre a mesma, o belo troque comercial para o escritos encher os bolsos e os fãs ficarem satisfeitos.
Desta vez é o mentor e figura paterna de Langdon, Peter Solomon, que está em apuros e só Langdon com ajuda da irmã de Peter, uma cientista. Nesta nova aventura, Robert recebe um convite macabro que o leva a entrar e revelar os segredos do mundo da Maçonaria – que é uma irmandade filosófica, filantrópica,progressista e discreta. De caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, o humanismo, os princípios da liberdade, igualdade, fraternidade, democracia e aperfeiçoamento intelectual – do qual Peter é um dos membros mais importantes, e, em paralelo, a explorar um nova ciência insurgente, a noética – que estuda os fenómenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista científico.
A noética, que eu desconhecia, prendeu-me desde do início e achei uma área fascinante da ciência que eu desconhecia e fiquei com o “bichinho” para investigar e saber mais. Quanto à Maçonaria, acho que todos já ouvimos falar em algum momento da vida, como em jogos de playstation, aulas de História, outros livros, filmes, etc. Contudo, quase ninguém sabe o que realmente é e quais os segredos que a circundam e que, com este livro, Brown desflora de forma simples e direta com o leitor deixando sempre uma nuvem de suspense que nos deixa intrigados.
É sempre bom acompanhar Robert nas suas aventuras, esta passada pelo Capitólio que tantos segredos, túneis e símbolos esconde à vista de todos. Para quem gosta de um bom mistério e de juntar peças, além de receber de graça factos incríveis sobre a fundação da América, aqui fica um bom livro.
Próximo livro da saga: Inferno (Robert Langdon #4).
Outros livros que li do autor: Anjos e Demónios (Robert Langdon #1); O Código DaVinci (Robert Langdon #2); Inferno (Robert Langdon #4)
Deixem a vossa opinião!
Já leram O Símbolo Perdido?
Gostaram?
Que outros livros leram de Dan Brown?
Mark Presley.
