Presa e Predador

Autor: Gordon Reece

Título Original: Mice

Ano de Publicação: 2010

Editora Portuguesa: Saída de Emergência

Editora Original: Mande

Nº de páginas: 240

Sinopse: Shelley e a sua mãe já sofreram a sua dose de ameaças e violência. Quase morta por um trio de agressores na escola, e ainda fragilizada pelo humilhante divórcio dos pais, a jovem encontrou refúgio com a mãe num retiro sossegado no campo.
Os problemas parecem ter terminado e nada lhes dá mais prazer do que saborear uma vida segura em torno de livros, jardinagem, chocolate quente e música à lareira. Mas na véspera do seu aniversário, um visitante perturba a paz da mãe e filha e algo em Shelley rebenta.
O que era um idílio transforma-se numa história de medo, lealdade familiar e luta pela segurança, mesmo que implique quebrar todas as convenções morais. O que está certo ou errado quando a sobrevivência está em jogo? Quando é que a presa se transforma em predador?

Presa e Predador - Livro - WOOK
Gordon Reece

Opinião:  Gordon Reece é um escritor e ilustrador que nasceu em Inglaterra em 1963, mas está sediado de momento na Austrália. Com 16 livros publicados, maior parte para crianças,  Presa e Predador estreia-se como o seu primeiro thriller e suspense para jovens adultos.

Este foi o único livro que li do autor, mas devo dizer que me surpreendeu, pois o livro foi uma caixinha de surpresas por  não se revelar nada do que estava à espera.  Parece mau o que estou a dizer, mas não! Adorei o livro! 240 páginas que se leram num ápice!

Desde das memórias de sobre os atos horrendos de colegas das escola, do divórcio marcante que afetou a mãe  até ao abandono do pai, Shelley  revelou ser um saco de emoções prestes a rasgar-se e a mudar o seu mundo e da sua mãe para sempre. Identifiquei-me imenso com Shelley, que preferia se culpar a si  pelos atos de outros, sofrer em silêncio e evitar pedir ajudar.

Shelley e a mãe acabam por descobrir que, embora escondidas numa nova casa, por vezes a segurança que sentem fechadas naquela distante casa pode pô-las na mira de outros perigos. O próprio leitor pode ser induzido pelas lembranças de Shelley pelos ataques sofridos na escola ou episódios familiares que será o passado a bater à porta para as atormentar. Contudo, não é o passado que lhe bate à porta, mas sim uma surpresa noturna que o futuro guardou para ambas. E num espaço de horas, o que podia ser um assalto assustador sem complicações toma proporções inesperadas quando o saco de emoções de Shelley se rasga e ela, inundada pelo dilúvio desconcertante das emoções, toma uma atitude que vai mudar o rumo da sua vida e da sua mãe.

Este livro surpreendeu-me mesmo muito e espero que Gordon Reece pretenda escrever mais livros do género.

Deixem a vossa opinião!

Já leram Presa e Predador?

Gostaram?

Que outros livros leram de Gordon Reece?

Mark Presley.