Autor: Dan Brown
Saga: Robert Langdon
Título Original: Angels and Demons
Ano de Publicação: 2000
Editora Portuguesa: Bertrand Editora
Editora Original: Transworld Publishers
Nº de páginas: 688
Sinopse: Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no seu peito. A conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminati, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon – quem não o conhece? – ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.

Opinião: Estava muito curioso para ler algum livro de Dan Brown, já que a fama o segue. Por isso, resisti em ver não ver os filmes e lá consegui comprar alguns livros de Brown por um preço razoável. Pela pesquisa que fiz, Anjos e Demónios dá início a esta saga com a personagem fictícia, Robert Langdon, professor de simbologia. Contudo, pelo que percebi, qualquer livro pode ser lido, pela ordem que o leitor bem entender, mas pronto eu gosto de seguir a ordem cronológica.
Este livro começa com um homicídio brutal, e toda a história se desenrola com um toque subtil, mas grotesco, de violência. Envolvendo ciência e tecnologia altamente avançada e fazendo vacilar as bases da religião, Brown transporta-nos de capítulo para capítulo, sugando-nos para a trama. Como o consegue? Este autor é muito inteligente! Primeiro, os capítulo são curtos e parece estar sempre a acontecer algo novo, seja em ação ou informação, quando por vezes passamos quase 20 capítulo sem sair da mesma cena! Segundo, os temas religião e ciência, aparentes inimigos ao longo de toda a História da Humanidade, quando o segundo só desvenda o mistérios da primeira. Terceiro, o facto de o escritor nos fornecer um romance de ação e suspense baseado em factos históricos verídicos (por exemplo, quem são mesmo os Illuminati, o que são?), informações que por vezes ficamos literalmente de boca aberta ao descobrir e nos fazem perguntar “Será isto mesmo verdade? Ficção ou verídico?”.
Após um morte de um cientista e padre no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, localizada na Suíça), Langdon vê-se entrelaçado pelo seu conhecimento acerca de simbologia, numa batalha contra o tempo para descobrir esta tal antimatéria, (consiste no inverso da matéria e as duas não podem coexistir, pois anulam-se uma à outra. O conceito de antimatéria foi proposto pelo físico inglês Paulo Dirac em 1928. Não existe na terra, embora seja considerada uma fonte de energia com 100% de rendimento, ainda não se conseguir produzir) roubada pelos Illuminati. Langdon vai sempre acompanhado pela filha adotiva do cientista assassinado, Victoria Vetra também ela cientista por quem, de forma muito leve, vai criando sentimentos de romance, lutando para encontrar esta arma totalmente destrutiva escondida algures no Vaticano.
Com reviravoltas e um final que remata bem todas as páginas lidas, esta obra lê-se num instante. Surpreendeu-me o gostar tanto das obras do autor, que vai dando aulas de história da ciência e religião e saber usar a verdade ara criar suspenses realmente surpreendentes. Estava um pouco cético, mas curioso, sobra as obras do autor e ainda bem que o li. Recomendo a quem gosta de ciência, religião ou até só mesmo de um bom suspense que nos leva a correr pelas ruas de Roma e pelos corredores do Vaticano.
Trailer do filme: Angels and Demons Movie
Próximo livro da saga: O Código DaVinci (Robert Langdon #2).
Outros livros que li do autor: O Código DaVinci (Robert Langdon #2); O Símbolo Perdido (Robert Langdon #3); Inferno (Robert Langdon #4)
Deixem a vossa opinião!
Já leram Anjos e Demónios?
Gostaram?
Que outros livros leram de Dan Brown?
Mark Presley.

3 thoughts on “Anjos e Demónios #1”