Autor: Stephen King
Título Original: Lisey`s story
Ano de Publicação: 2006
Editora Portuguesa: Bertrand
Editora Original: The Lotts Agency
Nº de páginas: 672
Sinopse: Há dois anos que Lisey perdeu o marido, Scott Landon, um romancista premiado e bem-sucedido, mas com uma personalidade muito complicada. Logo no início da sua relação, descobriu que havia um sítio para onde Scott ia – um sítio que o aterrorizava e o regenerava ao mesmo tempo, um local que podia consumi-lo ou dar-lhe as ideias de que precisava para viver. Durante os vinte e cinco anos em que estiveram casados, Lisey conviveu com os fantasmas que o atormentavam mas, agora que o marido morreu, cabe-lhe a ela enfrentar os demónios de Scott.
E o que começa por ser o esforço de uma viúva para organizar os trabalhos deixados pelo seu famoso marido depressa se transforma numa perigosa viagem às trevas em que ele vivia.

Opinião: Para quem não conhece, Stephen King, para mim e muitos outros, é o grande Mestre do Terror. Desde do primeiro livro que li de King que me tornei um fã instantâneo da sua escrita e histórias sombrias peculiares com um toque especial macabro.
Neste livro, um dos melhores que já li de King, e até agora o melhor, temos a história de Lisey, viúva de um escritor famoso que tem encarregue várias obras inacabadas e o restante trabalho do marido para arrumar e decidir o que fazer. A história acontece no presente quando várias editoras e professores insistem para Lisey entregue o restante trabalho de Scott. Contudo, Lisey não está preparada para o fazer, mas há quem não queira esperar mais tempo. Enquanto luta para sobrevive a um fanático fã de Scott que quer as suas obras e cuida de uma irmã doente mental, o escritor vai nos envolvendo nesta obra maravilhosa – um romance fantástico com o toque especial de terror que caracteriza King.
Mas obra é muito mais! Ao longo dos capítulos vamos pulando entre a atualidade e as recordações que Lisey tem de Scott. Descubrimos que, embora Scott fosse um autorbestsseller com imensos prémios e reconhecido mundialmente, foi a sua esposa que o salvou do seu mundo loucura, passado familiar marcado e dos seus demónios. Stephen King desenvolve o passado deste casal e dos momentos marcantes da sua história até à morte de Scott.
Uma das características próprias que mais adorei nesta obra foi a linguagem criada por Scott e o seu mundo para onde fugia e ia buscar ideias para os seus livros, mas que o assombravam, mundo esse que só Lisey conseguia aceder, receava e conhecia e que foi a sua salvação no fim.
Este livro marcou-me e durante muitos dias pensei em Lisey, na sua personalidade forte e resiliência para enfrentar os demónios de Scott quando este já partira, proteger-se e ainda de ser o pilar de sustente na relação entre as irmãs, personagens tão estranhas e únicas.
A História de Lisey, traz-nos um romance diferente e único com o processo de luto e a resolução de conflitos extraórdinarios. Arrastando-se a obra entre o romantismo e o terror, o livro dá ao leitor um abraço romântico que nos envolve com a loucura de Scott em que Lisey vivia e onde aprendemos muitas lições sobre uma vida de duas pessoas que amaram os defeitos de cada uma.
PS: Também quero um lago onde possa ir buscar as minhas ideias!
Outros livros que li do autor: O Retrato de Rose Madder; Misery; Metade Sombria; Boleia Mortal; Bem Vindos a Joyland; A Hora do Vampiro; A Cúpula I.
Deixem a vossa oponião!
Já leram A História de Lisey?
Gostaram?
Que outros livros leram de Stephen King?
Mark Presley.
